Você sabe quais são as diferenças entre testes funcionais e não funcionais?
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

Você sabe quais são as diferenças entre testes funcionais e não funcionais?


O processo de testes de software é uma etapa muito importante no desenvolvimento de aplicações. É nesta etapa que acontece a verificação e validação de que as funcionalidades planejadas estão funcionando de acordo com a expectativa do cliente. Como já falamos, existem vários tipos de testes, e testes funcionais e não funcionais são dois deles.


A principal diferença entre esses testes é o objetivo que cada um deles é realizado.


Testes Funcionais

Teste Funcional, também conhecidos como teste da “caixa-preta”, tem como objetivo principal testar o sistema de acordo com os requisitos e especificações funcionais. Ou seja, ele busca avaliar como está o comportamento da aplicação durante a experiência do usuário, testando a funcionalidade do sistema, simulando um cenário mais próximo ao real e buscando possíveis problemas na interface da aplicação.


Este teste não está preocupado com o código-fonte do aplicativo, mas busca verificar se cada função do software está em conformidade com os requisitos e especificações. Cada funcionalidade do aplicativo é testada com uma entrada de dados adequada, esperando a saída e então, é comparado a saída real com a saída esperada.


Testes Não Funcionais

Teste Não Funcional se diferem do anterior, pois não estão relacionados com à funcionalidade da aplicação em si. Eles servem para verificar se o comportamento do sistema está de acordo com o requisito ou não, simulando os cenários de acessos, performance e estresse, testando os atributos de um componente do sistema efetuando uma verificação mais profunda e analítica do servidor. Ele testa todos os aspectos que não são testados no teste funcional e, portanto, o teste não funcional é tão importante quanto o teste funcional.


O Waving Test é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:

  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo


  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais


  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks



Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page