Como funciona a automação de testes?
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

Como funciona a automação de testes?


A automação de teste consiste no uso de softwares ou scripts para organizar a execução de testes de software com o uso de estratégias e ferramentas, que servem para simular situações reais e analisar os resultados obtidos, validando assim as funcionalidades da aplicação de acordo com o esperado.


O objetivo principal da automação de testes é a redução da participação humana em atividades repetitivas e manuais, otimizando o tempo para o desenvolvimento e reduzindo os custos finais.


Como estamos tratando de uma etapa de desenvolvimento, para que a automação possa atingir seu objetivo é muito importante saber que é preciso ter as metas bem definidas.


O processo de automação de testes pode ser realizado diretamente dentro dos aplicativos ou através de ferramentas e softwares específicos para controlar e gerenciar determinados testes, otimizando a comparação entre os resultados previstos e os resultados obtidos.


Portanto, podemos dizer que a automação de testes agiliza as etapas de desenvolvimento de um software, visto que com a utilização de ferramentas de automação de testes, é possível ter maior controle para cada teste, gerando um relatório mais preciso, o que se reflete na qualidade final da aplicação.


Você pode ler sobre as vantagens que a automação de testes traz para seu time de desenvolvimento neste artigo:



O WavingTest é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:


  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo


  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais


  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks



Inicie agora mesmo no WavingTest de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!
bottom of page