• Waving Test

3 dicas de automação de testes para iniciantes


O objetivo de qualquer automação é diminuir o custo e o tempo necessários para construir um produto ou realizar uma atividade, preservando ou melhorando a qualidade do produto.


Este conceito deve orientar as organizações à medida que implementam testes automatizados de software, mas existem muitos tipos de testes, e cada um apresenta desafios e demandas para desenvolvedores e profissionais de controle de qualidade.


As organizações devem ser criteriosas no uso de automação, que é mais facilmente justificada quando o retorno do investimento é maior. Isso normalmente ocorre em atividades de teste com alto volume e escopo restrito.


Para iniciantes aqui vão algumas dicas valiosas para melhorar o seu processo de automação de testes!


1. Conheça o seu cenário de testes

Depois de iniciar o processo de desenvolvimento, seguindo as diretrizes previamente definidas, é o momento de começar os testes propriamente ditos. É importante começar sabendo quais são os cenários que serão automatizados.


Documentar como irão funcionar os testes automatizados e quais os casos que a automação deve cobrir é essencial. Quando se sabe quais os objetivos e os resultados esperados, fica mais fácil saber como o teste deve ser codificado.


2. Implemente os testes pouco a pouco

Começar lentamente a automatizar e progressivamente aumentar a cobertura dos testes automatizados garante que a qualidade dos resultados dos testes seja adequada para os objetivos gerais da aplicação, pois permite que eles fiquem cada vez mais entendíveis, performáticos e efetivos.


3. Compartilhe com o time

Comunicação é uma habilidade essencial para times de desenvolvimento. Depois de ter os testes desenvolvidos, compartilhar os resultados alcançados com o time é muito importante. Quando todos tem conhecimento em que etapa está o desenvolvimento e se os prazos estão de acordo com o planejado, o processo ocorre de forma mais fluida e natural.


Vale lembrar que avaliações periódicas do processo é uma maneira de aprender e aplicar melhorias nos próximos ciclos.



O WavingTest é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:


  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo


  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais


  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks



Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!
10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo