Os maiores desafios da automação de testes de software
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

Você sabe quais os maiores desafios da automação de testes de software?

Atualizado: 28 de ago. de 2022


Testes são uma parte essencial em todo processo de desenvolvimento de software, pois é através deles que é possível validar a confiabilidade e qualidade do que está sendo desenvolvido, medir o desempenho e identificar falhas a serem corrigidas.


À medida que os produtos estão se desenvolvendo e se tornando mais complexos, os ciclos de desenvolvimento tem uma necessidade de se tornar mais ágil e nesse contexto somente os testes manuais podem não ser rápidos ou completos o suficiente para atender os objetivos dos testes nos prazos aceitáveis.


Com esse movimento tem aumentado a busca por ferramentas de testes automatizadas e fluxos de trabalhos ágeis para otimizar o processo dos testes, garantindo melhor consistência e completude no processo de controle de qualidade.


Maiores desafios na automação de testes


O teste de software automatizado promete benefícios significativos, mas a tecnologia apresenta vários desafios.


  • A automação não é automática

Não é simplesmente implementar uma ferramenta de automação que vai garantir que os testes de software serão adequados, pois os desenvolvedores devem decidir sobre os requisitos e critérios de testes para em seguida criar os scripts e fluxos para executar os testes. Os testes podem ser reutilizados, mas isso só é valioso para compilações subsequentes ou outro software que compartilhe os mesmos requisitos e critérios.


  • O teste de software pode exigir interações e coleta de resultados que não é possível obter com uma ferramenta de automação

Considere um aplicativo que exibe dados em um formato de painel. Os elementos do painel podem ser testáveis para entender por exemplo se uma métrica está calculada adequadamente, mas o posicionamento e apelo visual dos dados podem ser perceptível apenas para um testador humano e da mesma forma, certas funções raramente usadas podem não justificar o investimento em automação, deixando os testadores de QA humanos para realizar operações.


  • O teste de controle de qualidade manual tradicional continua a compartilhar um papel vital no teste de software

Na verdade, equipes de desenvolvimento estão aproveitando cada vez mais a flexibilidade que o teste manual traz para o processo de desenvolvimento. Uma maneira de o teste manual agregar valor é através da adição de notas técnicas e documentação que os QA’s criam.


Essa documentação pode ser inestimável para complementar os casos de teste, criar treinamento, materiais ou construir a documentação do usuário. Por exemplo, profundo conhecimento de controle de qualidade no uso de software pode ajudar as operações de suporte técnico.


Quando implantados juntos, o controle de qualidade manual e os testes automatizados permitem que cada um se concentre em suas forças. Testes automatizados, por exemplo, costumam ser mais adequados para smoke tests e tarefas de teste de regressão, enquanto novas tarefas de desenvolvimento podem se beneficiar da agilidade de testes manuais.


O maior desafio dessa responsabilidade compartilhada é manter tanto esforços automatizados e manuais organizados e eficazes diante da constante mudança de prioridades nos projetos atuais.



O WavingTest é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:

  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo

  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais

  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks


Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!



129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page