• Waving Test

Afinal, quais as vantagens da automação de testes?

Atualizado: 28 de ago.



O processo de criação de um software é bastante desafiador uma vez que a construção de uma aplicação envolve vários processos que, geralmente, são bem complexos e passam por várias etapas e validações para obter um produto final útil e atendendo corretamente as funções previstas.


Nesse contexto, os testes de softwares surgem para auxiliar no processo de validação do software. Os testes precisam ocorrer frequentemente e em softwares muito complexos, o tempo investido em testes manuais pode ser muito elevado e pouco produtivo, aumentando ainda mais os custos para verificação das funcionalidades.


Por conta disso a automação de testes é uma alternativa eficaz para ajudar na otimização de tempo e manter a qualidade final da aplicação.


Então, pode-se definir o processo de automação de testes como um processo que utiliza softwares para testar outros softwares de acordo com as estratégias e ferramentas definidas pela equipe.


Vale lembrar que automatizar os testes não substitui completamente a necessidade de testes manuais. A automação é usada para otimizar o tempo investido e facilitar a agregação de valor a aplicação com testes manuais mais pontuais no processo.


Alguns dos principais benefícios da automação de testes:


Redução de custos


O investimento inicial pode ser maior, mas, após a implementação, os custos automação tornam-se menores, quando se compara aos testes manuais, principalmente, devido à otimização dos processos de teste.


Maior eficiência


Levando em consideração os testes manuais, é notável que por vezes estes podem exigir mais tempo para serem executados, principalmente em cenários de desenvolvimento mais complexos.


Sendo assim, a automação traz maior eficiência ao processo, uma vez que o período para execução de testes é reduzido e os resultados podem ser analisados mais rapidamente.


Aumento da produtividade


Com o aumento da eficiência, os resultados são obtidos de forma mais rápida e a equipe de desenvolvimento pode encontrar os erros da aplicação e logo os corrigirem preventivamente. Isso aumenta a produtividade devido ao feedback que testes automatizados oferecem.


Segurança de dados


Trazendo para a questão de segurança, a automação realiza verificações constantes para identificar violações e reduzir o risco de possíveis invasões ou outros tipos de ataques.




O WavingTest é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:

  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo

  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais

  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks


Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo