O teste de software é um processo criado para fazer a checagem de softwares que estão em fase de desenvolvimento. Essa é uma etapa essencial para que a qualidade final da aplicação seja entregue, oferecendo ao cliente a aplicação funcionando dentro das expectativas, com menos bugs ou notificações de erro.
Nesse processo, existem diversos tipos de testes que podem ser realizados, que servem para avaliar diferentes aspectos. A seguir estão listados os principais tipos de testes.
Teste de usabilidade
O teste de usabilidade é aquele utilizado para avaliar a qualidade do software de acordo experiência do usuário. O principal objetivo é entender quanto a aplicação é compreensível e intuitiva para o usuário final. Para este fim, é de fundamental importância a compreensão de como o software será utilizado.
Testes funcionais
O teste funcional é composto por uma série de subtestes, que visam atestar se o software é capaz de executar corretamente as funções que se propõe a fazer. As técnicas mais comuns para testes funcionais são os chamados testes caixa-branca e caixa-preta.
O teste de caixa-branca analisa o comportamento interno do software, ou seja, o seu código-fonte. Já o teste de caixa-preta é feito para as funções que devem ser desempenhadas pelo programa.
Testes de performance
Os testes de performance têm como objetivo entender os limites da aplicação em diversos cenários, medindo o desempenho nessas situações. Para manter a qualidade da aplicação, são simulados eventos que são mais previsíveis de acordo com a rotina do cliente e assim, qualquer falha detectada são corrigidas pelos desenvolvedores.
Testes de carga e estresse
Esse teste simula eventos de carga excessiva, forçando o software ao extremo para encontrar em quais condições o software pode apresentar problemas quando recebe cargas altas de processos e requisições e se isso pode comprometer o desempenho da aplicação.
Teste de estabilidade
Os testes de estabilidade são executados para garantir que o software não sofra com a perda de performance após algum tempo de uso. A aplicação precisa suportar a carga de trabalho que ela está sendo desenvolvida para suprir diariamente e por isso a estabilidade da aplicação precisa ser testada e validada.
Teste de regressão
O teste de regressão é uma técnica para garantir a qualidade da aplicação visando assegurar que as alterações e correções no código-fonte não alterem indevidamente o desempenho ou os recursos do software existente.
Teste de segurança
Como o nome sugere, o teste de segurança busca testar a proteção dos dados e Segurança da Informação. Ele é muito importante principalmente para softwares corporativos, pois o ambiente virtual é repleto de ameaças. Esse teste analisa as brechas na segurança, como análise de vulnerabilidade, coleta de informações e violação de senha.
O Waving Test é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:
Aumento da Cobertura dos Testes
Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo
Mais Confiabilidade dos Testes
Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais
Aumento da Velocidade das Entregas
Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks
Comments