Saiba quais as diferenças entre Teste, Validação e Verificação de software
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

Saiba quais as diferenças entre Teste, Validação e Verificação de software


Testes são uma parte essencial em todo processo de desenvolvimento de software, pois é através deles que é possível validar a confiabilidade e qualidade do que está sendo desenvolvido, medir o desempenho e identificar falhas a serem corrigidas.


Nesse cenário é preciso entender quais são os objetivos dos processos de validação, teste e verificação de software.


Validação e a adequação do software


A etapa de validação surge para analisar junto com a equipe de desenvolvimento se os requisitos estabelecidos do software são adequados para as especificações que foi exigida da aplicação, seja de uma etapa ou do sistema completo.


O principal ponto levantado no processo de validação é a avaliação se o produto é capaz de atender às demandas e expectativas do cliente.


Verificação, o software da maneira certa


Todo o processo de desenvolvimento é bastante complexo e passa por várias etapas e detalhes tais como funcionalidades e interface. A verificação busca encontrar onde existem falhas e problemas com a aplicação e resolvê-las antes que o produto seja entregue ao cliente ou disponibilizado para o público final.

Validação e Verificação


Unir os conceitos de Validação e Verificação serve justamente para avaliar se o software que está sendo desenvolvido atende, primeiramente, as demandas para o qual ele foi exigido e posteriormente, se a aplicação funciona corretamente, sem apresentar problemas ou bugs.


Essa é uma avaliação que precisa ocorrer de forma constante entre a equipe de desenvolvimento, pois traz a segurança de um trabalho bem-feito e dentro dos padrões necessários.


Testes

Frequentemente ocorrerão situações que fogem ao controle dos desenvolvedores. É extremamente difícil testar todas as possibilidades em um sistema complexo, principalmente se não houver organização e planejamento. É por isso que o processo de testagem do software é tão importante. O aparecimento de erros e bugs é normal, porém é preciso evitar ao máximo que isso chegue até o usuário final. Os testes automatizados são uma ferramenta muito confiável de verificação contínua do software e que novas atualizações não tragam prejuízos ao software.


Se você deseja saber mais sobre os tipos de testes, visite nosso artigo: Saiba tudo sobre os tipos de testes de softwares existentes!



O WavingTest é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:

  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo

  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais

  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks




Inicie agora mesmo no WavingTest de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!
bottom of page