Saiba como planejar a automação de testes do seu software
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

Saiba como planejar a automação de testes do seu software


O que é automatização de testes?


A automatização de testes é um processo criado para testar como a aplicação se comporta e busca validar se todas as funcionalidades desenvolvidas estão funcionando de forma adequada e dentro do planejado. A automatização de testes é um importante passo para garantir ao cliente um software de qualidade e com garantia que ele atende bem as necessidades.


Para conseguir obter resultados satisfatório é preciso manter uma boa organização e ter um planejamento adequado. Sempre tendo em vista os objetivos desejados é muito importante manter a atenção em cada etapa do processo de desenvolvimento e automação de testes.


Alguns benefícios que podem ser alcançados com a automação são:

  • Maior cobertura nos diferentes casos de testes;

  • Execução de testes em diferentes versões e dispositivos móveis;

  • Redução do tempo de regressão;

  • Aumento da frequência da realização de testes.

Mas como planejar o proceso de automação?


1. Conheça seu cenário!

O primeiro passo é levantar informações e conhecer o cenário atual. É muito importante conhecer quais são as capacidades técnicas do time de desenvolvimento e identificar se existem técnicas e tecnologias que já foram ou estão sendo utilizadas para a automação.


Se ainda não houve alguma iniciativa para a automação dos testes, é interessante fazer o levantamento de quais tecnologias são utilizadas no projeto para manter o desenvolvimento dentro do que já está sendo feito e manter a consistência entre o time e o projeto como um todo.


2. Desenvolva os testes pouco a pouco


Não tente automatizar todos os testes de uma vez. Comece lentamente e vá gradativamente aumentando, de acordo com o plano traçado e objetivos definidos. Conhecer as ferramentas disponíveis é essencial no processo de automação de testes e é preciso estar claro para todos da equipe o que será feito, como e qual o objetivo. Sem um bom planejamento, a chance de não serem alcançados os objetivos é muito grande,


Comece lentamente e vá evoluindo seus testes gradualmente para que eles fiquem cada vez mais precisos, performáticos e efetivos.


3. Execute os testes automaticamente

O cenário ideal é que a execução dos testes ocorra automaticamente usando alguma ferramenta de integração contínua. Assim, os testes seriam executados automaticamente sempre que houvesse uma nova implementação de código e seria possível saber se a aplicação está funcionando adequadamente ou se houve alguma falha.

Vale lembrar que os testes automatizados não substituem totalmente os testes manuais, uma vez que existem processos e situações que é mais proveitoso e eficiente manter os testes manuais.


4. Compartilhe com o time

Compartilhar os resultados alcançados e manter todos informados sobre o desenvolvimento melhora a comunicação e faz que todos saibam se tudo está ocorrendo de acordo com o planejado. Avaliar o processo é sempre uma forma de aprender mais e aplicar melhorias nos próximos ciclos.


O Waving Test é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:


  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo


  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais


  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks



Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page