Você conhece o TIP? Entenda a Importância desse conceito para a Automação de Testes
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

Você conhece o TIP? Entenda a Importância desse conceito para a Automação de Testes

Atualizado: 5 de set. de 2022



O que é o TIP?


O TIP é a sigla para "Test In Production" e é um conceito usado para o desenvolvimento de softwares e o diferencial desse tipo de teste é a forma como ele é aplicado. O Teste Em Produção é feito por usuários ativamente no tráfego da aplicação, e não em um ambiente controlado.


Este tipo de teste faz parte do processo de entrega contínua.

Vale ressaltar que a versão do software que é lançada para os usuários é diferente das versões de desenvolvimento ou pré-produção, por exemplo.


Um dos motivos que levam as empresas a realizar o TIP é a necessidade de produzir uma aplicação de qualidade. Tradicionalmente as empresas realizam diversos testes nas diversas etapas do processo de desenvolvimento, antes de chegar aos usuários. Isso ocorre para que os bugs e falhas da aplicação sejam evitados e o resultado final gere satisfação do cliente e consequentemente maior confiança na marca e produto.


Entretanto, conseguir evitar todos os erros e bugs durante o desenvolvimento não é uma tarefa fácil. Pode ser necessário investir muitos recursos, tempo e esforço com testes de unidade, conjuntos de testes e sistemas de automação de testes, buscando simular o ambiente de produção ou verificando manualmente os fluxos de usuários com dados simulados de usuários.


No final, é extremamente complexo simular completamente o software em completa execução no mundo real e muitas vezes os usuários podem experimentar software com bugs mesmo depois de uma grande quantidade de tempo ser gasta testando no desenvolvimento.


O que as principais empresas de software, como Google e Netflix fazem é lançar as versões de produção constantemente com novos recursos para uma parcela de seu tráfego para medir o impacto.


Aqui estão alguns motivos para realizar testes em produção.

  • Melhorar o processo de controle de qualidade.

  • Obter uma melhor compreensão do que ocorre quando usuários reais começam a interagir com seus aplicativos.

  • Ajudar a desenvolver um procedimento em caso de falhas que tornará seu aplicativo mais resiliente.

  • Como os testes em produção ajudam com a entrega contínua, as empresas agora conseguem liberar novas alterações de código e atualizações de software diariamente com alta qualidade.

Benefícios para teste de software em produção:

  • Ele rastreia o desempenho do aplicativo em cenários em tempo real em que os casos de teste não são predefinidos e os dados do usuário estão em constante mudança.

  • No pico de tráfego, ele monitora as respostas da API.

  • Ele executa casos de borda em tempo real para identificar falhas de rede, conexões ruins e interrupção de chamadas.

  • Ele detecta defeitos, bugs e ataques maliciosos que às vezes podem passar despercebidos ao testar em um ambiente de controle de qualidade.

  • Ele garante uma transição suave entre as fases de teste.

O WavingTest é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:


  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo


  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais


  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks




Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page