É Analista de QA? Saiba como inserir a automação de testes na sua rotina
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

É Analista de QA? Saiba como inserir a automação de testes na sua rotina


A Importância dos Testes Automatizados


O objetivo de qualquer automação é diminuir o custo e o tempo necessários para construir um produto ou realizar uma atividade, preservando ou melhorando a qualidade do produto.


Este conceito deve orientar as organizações à medida que implementam testes automatizados de software, mas existem muitos tipos de testes, e cada um apresenta desafios e demandas para desenvolvedores e profissionais de controle de qualidade.


As organizações devem ser criteriosas no uso de automação, que é mais facilmente justificada quando o retorno do investimento é maior. Isso normalmente ocorre em atividades de teste com alto volume e escopo restrito.


Desenvolvedores e profissionais de QA/testes normalmente são encarregados de preparar e construir os testes, e o código de teste geralmente é indistinguível de outros segmentos de código. Na maioria dos casos, o código de teste assume uma forma de execução de cumprimentos em um script de ordem prescrita. Alguns testes também podem ser gerados automaticamente.


O teste de software automatizado promete benefícios significativos, mas a tecnologia apresenta vários desafios.


  • A automação não é automática


Não é simplesmente implementar uma ferramenta de automação que vai garantir que os testes de software serão adequados, pois os desenvolvedores devem decidir sobre os requisitos e critérios de testes para em seguida criar os scripts e fluxos para executar os testes. Os testes podem ser reutilizados, mas isso só é valioso para compilações subsequentes ou outro software que compartilhe os mesmos requisitos e critérios.


O teste de software pode exigir interações e coleta de resultados que não é possível obter com uma ferramenta de automação.


Considere um aplicativo que exibe dados em um formato de painel. Os elementos do painel podem ser testáveis para entender por exemplo se uma métrica está calculada adequadamente, mas o posicionamento e apelo visual dos dados podem ser perceptível apenas para um testador humano e da mesma forma, certas funções raramente usadas podem não justificar o investimento em automação, deixando os testadores de QA humanos para realizar operações.


  • O teste de controle de qualidade manual tradicional continua a compartilhar um papel vital no teste de software

Na verdade, equipes de desenvolvimento estão aproveitando cada vez mais a flexibilidade que o teste manual traz para o processo de desenvolvimento. Uma maneira de o teste manual agregar valor é através da adição de notas técnicas e documentação que os QA’s criam.


Essa documentação pode ser inestimável para complementar os casos de teste, criar treinamento, materiais ou construir a documentação do usuário. Por exemplo, profundo conhecimento de controle de qualidade no uso de software pode ajudar as operações de suporte técnico.


Quando implantados juntos, o controle de qualidade manual e os testes automatizados permitem que cada um se concentre em suas forças. Testes automatizados, por exemplo, costumam ser mais adequados para smoke tests e tarefas de teste de regressão, enquanto novas tarefas de desenvolvimento podem se beneficiar da agilidade de testes manuais.


O maior desafio dessa responsabilidade compartilhada é manter tantos esforços automatizados e manuais organizados e eficazes diante da constante mudança de prioridades nos projetos atuais.


Mesmo com uma estratégia clara de automação de testes mapeada, o desenvolvimento de testes dependerá de elementos estratégicos adicionais, como as melhores práticas destinadas a maximizar o teste de cobertura, minimizando os casos de teste. Esses testes devem, idealmente, ser singulares, autônomos e versátil. Eles devem ser executados rapidamente e lidar com os dados corretamente. E até mesmo com as melhores plataformas e cases de teste automatizados, ainda há lugar para testes manuais em uma integração complexa e testes de ponta a ponta com diferentes cenários.


Os testes automatizados podem ser aprimorados com uma variedade de considerações bem planejadas. Por exemplo, automatizar a implantação de um novo ambiente de teste para cada ciclo pode ajudar a garantir conteúdo novo e atualizado sem os atrasos de uma atualização, recarga ou solução de problemas. Minimize o uso repetido de variáveis ​​ou objetos e concentre-se em criar scripts ou dados de teste com objetos comuns definidos e usados ​​apenas uma vez, isso significa que as alterações podem ser implementadas utilizando apenas uma única entrada no início de um arquivo em vez de fazer várias alterações ao longo do teste.


Ao implementar testes automatizados, adote uma ferramenta ou plataforma que suporta a maior variedade de recursos e cenários possíveis como o Waving Test. Isso ajuda a extrair o máximo de valor da ferramenta e facilita o trabalho dos desenvolvedores e QA’s que não vão precisar dominar diferentes ferramentas para automatizar testes.

Procure recursos de registro que permitam uma análise abrangente dos resultados dos testes.


A adoção de testes automatizados de software é incompleta sem uma discussão sobre testes e manutenção da automação. Tal como acontece com a maioria das automatizações, os testes automatizados não são automáticos e a ferramenta muda ao longo do tempo por meio de atualizações e casos de teste mudarão à medida que o projeto de software evolui e cresce. Basta criar um script e executá-lo por meio de uma ferramenta que não encerra o investimento em automação de testes. Eventualmente, as verificações que os testes realizam começarão a retornar erros.


Investigação vai revelar que estes são erros falsos, mas ressalta a necessidade de incluir o desenvolvimento de casos de teste e controle de versão como uma parte regular e recorrente do processo de controle de qualidade do software.


O WavingTest é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:

  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo

  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais

  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks





Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page