• Waving Test

Dicas de como ter um bom processo de automação com Record e Play


1. Scripts de teste de fluxo de trabalho do usuário final

Os scripts de gravação e reprodução ajudam a capturar os fluxos de trabalho do usuário final. Os membros da equipe de controle de qualidade configuram os usuários finais com a ferramenta de automação de teste e os treinam para fazer a gravação por conta própria. Os usuários podem passar por fluxos de trabalho conforme sua conveniência. Depois que a ferramenta registra os scripts, os testadores os reproduzem e analisam as informações. As falhas são fáceis de reconhecer, e a maioria das ferramentas de teste de gravação e reprodução inclui documentação decente e contatos de suporte ou grupos de usuários.


As equipes de desenvolvimento podem combinar a automação de gravação e reprodução com o uso real de aplicativos para criar um histórico das ações exatas que um usuário executou, o que fornece feedback valioso para desenvolvimento futuro. A repetição de script também ajuda a verificar se o design do aplicativo funciona conforme o esperado. Por exemplo, os testadores veem quando um usuário clica na tela ou hesita por longos períodos de tempo, uma indicação de que o usuário teve problemas para descobrir o que fazer em seguida. Os membros da equipe de produto e design podem reproduzir os scripts gravados para pesquisa de usabilidade. A equipe pode reprojetar o aplicativo com base em onde os usuários geralmente ficam presos no fluxo de trabalho e atender melhor às expectativas dos clientes.


Os scripts automatizados de gravação e reprodução também podem ajudar a treinar os usuários finais no aplicativo. Depois que os usuários gravam um fluxo de trabalho ou uma série de etapas, eles podem reproduzi-lo quando necessário. É mais útil para usuários finais novos no aplicativo porque eles podem revisitar suas etapas e garantir que sigam o fluxo de trabalho esperado.



2. Recursos de desempenho e depuração

Muitas ferramentas de automação de teste são executadas mais rapidamente do que o aplicativo em teste. Por esse motivo, os testadores de controle de qualidade adicionam esperas em scripts de teste para permitir que o aplicativo se atualize. Uma equipe de controle de qualidade pode gravar e reproduzir scripts para testes de desempenho. Por exemplo, um testador pode gravar um fluxo de trabalho específico e reproduzi-lo para verificar se ele é executado dentro de um período de tempo especificado. Se a reprodução do script travar ou não for concluída sem adicionar esperas no código, isso indica um possível bug de desempenho.


O uso de scripts de gravação e reprodução como estratégia de teste de desempenho é problemático porque os servidores de teste geralmente são mais lentos do que um servidor de produção. A menos que você queira gravar e reproduzir scripts em um servidor de produção, o teste de desempenho usando essas ferramentas não refletirá com precisão a experiência do cliente.


3. Reproduza para aprender habilidades de automação

As ferramentas de teste de gravação e reprodução são excelentes veículos para treinamento de automação de teste. Quanto melhor uma equipe de controle de qualidade entender as ações tomadas para descobrir um defeito, melhor poderá ler e entender o que o código de software subjacente está fazendo.


O recurso de gravação e reprodução das ferramentas de automação de teste é mais fácil de aprender do que codificar ou editar scripts diretamente. Ele fornece uma base para registrar ações no aplicativo e, em seguida, combiná-las com o código do script de teste. Depois que os engenheiros de controle de qualidade se familiarizam com a leitura do script nas sequências de automação de teste, eles podem dar o salto para editar ou desenvolver o código do script de teste diretamente. As ferramentas de gravação e reprodução fornecem uma base para aprender a construção e a teoria da codificação de software a partir de exemplos reais e funcionais.


Se houver alguma dúvida ou problema na codificação, os profissionais de controle de qualidade podem registrar o fluxo de teste e visualizar o código que compõe seu script. Essas informações ajudam os testadores a determinar o que está faltando no código.

As ferramentas de automação de teste de gravação e reprodução fornecem suporte de uso múltiplo para sua estratégia de automação de teste. Talvez eles não sejam a única resposta, mas são flexíveis e úteis de várias maneiras que beneficiam sua equipe de desenvolvimento de software e os aplicativos que você produz.


4. Testes ágeis

Em uma metodologia de desenvolvimento ágil, as ferramentas de teste de gravação e reprodução podem servir como um método para testes automatizados ou como parte de uma estratégia geral de automação.


Os aplicativos ágeis sofrem mudanças constantes. A equipe pode regravar os testes à medida que o código do recurso muda para verificar rapidamente se a funcionalidade funciona conforme o esperado. As equipes de controle de qualidade criam testes automatizados para cada mudança ou história, e essas avaliações podem ser salvas para testes de regressão automatizados posteriores. Dessa forma, os scripts da ferramenta de gravação e reprodução substituem a necessidade de testar manualmente.


O teste é executado quando a codificação é concluída e, em seguida, é descartada. Em vez de manter os scripts automatizados, os testadores os regravam continuamente. Esses testes encontram defeitos e provam que o código novo ou fixo dos desenvolvedores funciona.


As ferramentas de teste de gravação e reprodução fornecem a capacidade de anexar scripts à história ou documentos de requisitos individuais; agora, sua estratégia de teste automatizado inclui documentação da funcionalidade do recurso e rastreabilidade aos requisitos. Você também pode adicionar documentação e rastreabilidade a histórias de defeitos. A adição de scripts codificados a relatórios de bugs ajuda os desenvolvedores a analisar e localizar o defeito com mais facilidade, pois eles podem obter mais informações de código por meio do script do que apenas uma descrição escrita.


O Waving Test é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:

  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo

  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais

  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks

Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo