Conheça mais sobre o gerenciamento de testes de software e sua importância
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

Conheça mais sobre o gerenciamento de testes de software e sua importância


Testar um software é a execução de uma sequência de etapas que tem como objetivo analisar a performance de um programa buscando encontrar bugs e erros.


Para que o processo de testagem possa ocorrer de maneira satisfatória e eficiente é preciso ter um bom planejamento e manter um excelente gerenciamento das etapas deste processo.


Para auxiliar no gerenciamento e no acompanhamento das etapas de testes, existem alguns documentos importantes para auxiliar na tomada de decisão. São eles:


Plano de testes

Este documento traz qual a estratégia de testes que será adotada, com informações sobre o escopo de testes, configuração de ambiente, recursos necessários e cronograma de testes.


Suítes de testes

Este documento trata-se de uma coleção de casos de testes destinados a testar um fluxo para verificar um determinado comportamento.


Casos de testes

Uma especificação detalhada do teste que deve ser repetível, contendo uma ação e um resultado esperado.


Como aplicar nos meus testes?


Existem diferentes tipos de testes, que trazem diferentes resultados e análises. Saber quais são os e quando usá-los é muito importante.


Testes de unidade: Tem por objetivo garantir que a menor unidade do sistema seja validada, normalmente são testes realizados pelos desenvolvedores.


Testes de serviço: São testes realizados nos serviços da aplicação, nas regras de negócios antes da aplicação chegar até o usuário final. Buscam testar conexão dos sistemas garantindo a integração entre eles.


Testes de UI (User interface): O objetivo deste teste é focar os esforços nas funcionalidades críticas, em funcionalidades que envolvam aspectos da interface e diferentes dispositivos.


Com o planejamento correto dos testes, é possível que a equipe de testes fique focada nos cenários complexos funcionais, garantindo o funcionamento correto do sistema.


O Waving Test é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:


  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo


  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais


  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks



Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page