Testar um software é a execução de uma sequência de etapas que tem como objetivo analisar a performance de um programa buscando encontrar bugs e erros.
Para que o processo de testagem possa ocorrer de maneira satisfatória e eficiente é preciso ter um bom planejamento e manter um excelente gerenciamento das etapas deste processo.
Para auxiliar no gerenciamento e no acompanhamento das etapas de testes, existem alguns documentos importantes para auxiliar na tomada de decisão. São eles:
Plano de testes
Este documento traz qual a estratégia de testes que será adotada, com informações sobre o escopo de testes, configuração de ambiente, recursos necessários e cronograma de testes.
Suítes de testes
Este documento trata-se de uma coleção de casos de testes destinados a testar um fluxo para verificar um determinado comportamento.
Casos de testes
Uma especificação detalhada do teste que deve ser repetível, contendo uma ação e um resultado esperado.
Como aplicar nos meus testes?
Existem diferentes tipos de testes, que trazem diferentes resultados e análises. Saber quais são os e quando usá-los é muito importante.
Testes de unidade: Tem por objetivo garantir que a menor unidade do sistema seja validada, normalmente são testes realizados pelos desenvolvedores.
Testes de serviço: São testes realizados nos serviços da aplicação, nas regras de negócios antes da aplicação chegar até o usuário final. Buscam testar conexão dos sistemas garantindo a integração entre eles.
Testes de UI (User interface): O objetivo deste teste é focar os esforços nas funcionalidades críticas, em funcionalidades que envolvam aspectos da interface e diferentes dispositivos.
Com o planejamento correto dos testes, é possível que a equipe de testes fique focada nos cenários complexos funcionais, garantindo o funcionamento correto do sistema.
O Waving Test é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:
Aumento da Cobertura dos Testes
Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo
Mais Confiabilidade dos Testes
Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais
Aumento da Velocidade das Entregas
Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks
Yorumlar