• Waving Test

Como devo usar o Record e Play nos meus testes?


Testes automatizados implicam automatizar um processo manual que usa um processo de teste definido. Este processo definido deve ter:


Casos de teste detalhados.

Estes geralmente incluem um resumo, descrição, pré-condições e, mais importante, resultados esperados. Esses casos de teste devem ser baseados na documentação de especificação funcional.


Um ambiente de teste dedicado

Na metodologia Record & Play, o testador deve executar cada caso de teste apenas uma vez e cada teste manual é registrado. Se o caso de teste precisar ser executado novamente, o script gerado precisa ser carregado e executado, então os resultados serão verificados em relação aos resultados esperados. Esta metodologia não requer conhecimentos especiais de automação. Funciona bem nos casos em que:


Os scripts são criados e usados ​​por um curto período de tempo. Longos períodos significam maior manutenção de scripts.

A equipe de testes não possui grande experiência em automação e é obrigatório o uso de testes automatizados para o projeto.


Os scripts de teste serão executados durante alguns ciclos de lançamento, para serem descartados posteriormente.


Mas saber que esse framework é fácil de aprender e usar não significa que o processo de QA não deva ser organizado. Por exemplo, é importante entender o ambiente e as regras de negócios, incluindo os comportamentos invisíveis do aplicativo. Determine se os scripts de teste serão reutilizáveis, flexíveis e robustos. Crie uma estrutura física onde eles serão salvos e determine como eles serão acessados. Finalmente, identifique as diferentes propriedades que precisam ser usadas. Com base em como os objetos são reconhecidos, serão feitas alterações para identificar pontos de interrupção e validações específicas.


O teste manual deve ser concluído primeiro antes de automatizar os casos de teste. Crie casos de teste primeiro, adicione os resultados esperados e depois analise o que automatizar.


É uma boa ideia automatizar a maioria dos casos de teste que serão repetidos. Para casos de teste complexos, é melhor testar manualmente (levaria muito tempo para automatizá-los e obter os resultados desejados).


A metodologia Record & Playback funciona como um bom ponto de partida para introduzir testes automatizados na organização, mas existem metodologias mais robustas para atingir as metas de QA de forma mais eficaz.


Essa metodologia pode ser eficaz quando os scripts de teste são reutilizáveis ​​e têm um ciclo de vida curto.

A organização no processo de QA com o uso desta tecnologia é fundamental, pois sua manutenção demanda muito tempo.


O Waving Test é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:

  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo

  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais

  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks

Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo