Afinal, quando eu devo automatizar meus testes?
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

Afinal, quando eu devo automatizar meus testes?



A automação de testes consiste na utilização de um software que auxiliará o processo de execução de testes de software por meio da aplicação das estratégias previamente definidas e ferramentas, comparando os resultados esperados com os resultados reais, buscando diminuir a ocorrência de erros. Seus principais objetivos são a otimização de tempo com testes manuais, redução do envolvimento humano em atividades manuais e consequentemente, a redução de custos.


Mas, quando devo automatizar?


O primeiro ponto que deve ser observado está diretamente ligado com o objetivo da automação. Como já citado, a automação de testes busca otimizar o uso de recursos humanos com a intenção de reduzir custos e obter um produto final de qualidade. Sendo assim, é preciso estudar se ao automatizar seus testes você conseguirá obter ganho de tempo ou redução de custos, mantendo a aplicação dentro dos padrões de qualidade definidos.


Além desse estudo, é preciso pensar em alguns outros fatores que são determinantes para o sucesso desse processo. São eles: qual o grau de experiência do time de processo do teste; o quanto os testes automatizados podem ser reutilizados e, conhecimento sobre o comportamento que é esperado do sistema a ser testado.


Outro aspecto muito importante na automação é o planejamento adequado das funcionalidades que o software possuirá. Se a aplicação sofre constantes mudanças nas funcionalidades, a automação de testes não servirá para alcançar os objetivos. É preciso garantir que os testes automáticos gerem a mesma qualidade que os testes de execução manual.


Quais são as vantagens da automação de testes?


1. Otimizar o uso de recursos

Como a automatização não precisa da intervenção humana constantemente é possível que os testes sejam executados 24 horas por dia, todos os dias da semana.


2. Ganho na eficiência de testes

Se compararmos com os testes manuais, a automação permite executar processos de teste de forma mais rápida e identificar mais bugs em menos tempo.


3. Agilizar o lançamento para o mercado

O tempo de correção fica menor pois os erros e bugs são encontrados mais rapidamente e assim é possível fazer o lançamento para o mercado de forma mais rápida.


4. Aumento na qualidade do produto

O software ganha em qualidade com menos gastos na fase de teste, economizando esforço e tempo dos profissionais em tarefas manuais.


O Waving Test é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:

  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo

  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais

  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks



Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page