Vantagens de Fazer Automação de Testes de Ponta a Ponta (End-to-End)
top of page
  • Foto do escritorWaving Test

Vantagens de Fazer Automação de Testes de Ponta a Ponta (End-to-End)


Quais são as principais desvantagens dos testes manuais?


Quando comparamos os testes manuais e os testes automatizados de softwares é possível notar que existem alguns aspectos em que a automação demonstra ser mais eficiente, principalmente quando levamos em consideração uma grande quantidade de dados. Os principais aspectos em que a superioridade da automação de testes é mais evidente são:


1. Agilidade

Com a automação de testes é possível ser mais rápido na execução e desenvolvimento da aplicação, uma vez que o desenvolvedor pode utilizar o tempo que ganhou com o teste automatizado em outras atividades, tais como testes para novos recursos e desenvolvimento tanto da aplicação em si,


2. Produtividade

Os testes manuais ficam em desvantagem em relação aos testes automatizados, pois a otimização do tempo se reflete para outras tarefas e assim, a equipe produz mais e de forma mais eficiente.


O que são os Testes de Ponta a Ponta?


O teste ponta a ponta, end-to-end em inglês, é uma metodologia de testes que é efetuada no sistema integrado, em um ambiente mais próximo possível do usuário final. Essa metodologia busca exercitar os fluxos completos do sistema e funcionalidade como um todo. não somente uma pequena parte.


Entretanto, realizar essa atividade manualmente é cansativo e muito repetitivo, o que torna essa atividade um tanto desagradável para os testadores, além de ser um desperdício de tempo e recursos humanos em uma atividade pouco otimizada.


Os desenvolvedores precisam executar muitos testes de forma rápida e contínua para ter certeza de que a aplicação está funcionando conforme o esperado o tempo todo. Nesse tipo de teste, é recomendado fazer o uso de ferramentas de automação de testes que permitam a execução desses testes através da interface do sistema, simulando como será a utilização do usuário final.


Principais vantagens do Teste de Ponta a Ponta automatizados


1. Redução dos riscos

Como a aplicação é testada após cada iteração em testes de ponta a ponta, isso se reflete na redução significativa de riscos no futuro.


2. Maior confiabilidade

O desempenho e funcionamento do software são testados repetidamente em cada camada. Os testes ponta a ponta são feitos através da perspectiva do usuário e por isso eles aumentam a confiança na qualidade final do aplicativo que será lançado ao público.


3. Redução de custos e tempo

Com a automação dos testes, o desenvolvimento de um software passa por uma redução significativa de custos e tempo, ajudando a aumentar a produtividade em outros processos.


O Waving Test é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:

  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo

  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais

  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks


Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page