A automação de teste consiste no uso de softwares ou scripts para organizar a execução de testes de software com o uso de estratégias e ferramentas, que servem para simular situações reais e analisar os resultados obtidos, validando assim as funcionalidades da aplicação de acordo com o esperado.
O objetivo principal da automação de testes é a redução da participação humana em atividades repetitivas e manuais, otimizando o tempo para o desenvolvimento e reduzindo os custos finais.
Como estamos tratando de uma etapa de desenvolvimento, para que a automação possa atingir seu objetivo é muito importante saber que é preciso ter as metas bem definidas.
Levar em consideração metas e escopo bem definidos são essenciais para o sucesso do processo como um todo.
Quando automatizar os testes?
Um dos objetivos da automação de teste é a otimização de tempo, portanto é preciso levar em consideração se a implementação dessa automatização irá gerar um ganho de tempo para equipe e consequente redução de custos.
Porém, mesmo com tantos benefícios é preciso levar em consideração se a equipe e desenvolvimento tem maturidade suficiente no processo de testes, qual o nível de reutilização dos testes, o que se espera obter do sistema com os testes e também, o tempo que a equipe possui para automatizar os testes.
Por que automatizar os testes?
A realização de testes em softwares pode ser um processo cansativo e repetitivo já que eles ocorrem após as mudanças feitas na aplicação. Os testes existem para descobrir possíveis erros que não percebidos anteriormente e normalmente precisam ser executados várias vezes.
Esses testes repetidos diversas vezes são os principais candidatos para a automação. A automação de testes fornece os feedbacks para o desenvolvimento além de evitar o excesso de trabalho manual.
Funcionalidades mais importantes da aplicação devem receber maior atenção da automação, pois são partes prioritárias do sistema, que serão mais utilizadas e terão alta visibilidade. Por isso, essas funções precisam de cuidados especiais. Com uma automação de testes feita de forma bem pensada e planejada é possível obter resultados mais rapidamente e com mais qualidade.
É preciso levar em consideração as individualidades de cada projeto para depois definir quais são os processos que realmente valem a pena ser automatizados e considerar que, mesmo quando se opta por usar uma ferramenta de automação de teste, ainda é necessário utilizar testes manuais para diversas funcionalidades.
Comments