• Waving Test

Como e por que testes automatizados são necessários para metodologias ágeis



A Importância dos Testes Automatizados


Idealmente, os sistemas de software devem funcionar de maneira eficiente, segura e serem de fácil manutenção e evolução, sendo otimizada para fazer mais do que apenas o que o cliente precisa. É por essa razão que a aplicação precisa passar por uma série de testes para garantir ao usuário um produto final de qualidade.


O processo de automação dos testes no desenvolvimento de uma aplicação permite maior controle na qualidade do sistema. Entretanto, essa etapa representa um grande desafio para o time de desenvolvimento por conta da complexidade dos produtos e aos inúmeros fatores envolvidos nesse processo, tais como questões humanas, técnicas, de negócio e políticas.


Cenário comum de desenvolvimento


A forma convencional de desenvolvimento de uma funcionalidade é pensada em três etapas: estudar o problema, pensar em uma solução e implementá-la. Depois dessas etapas, o desenvolvedor faz testes manuais para saber se a solução encontrada foi satisfatória.


Para verificar se algum erro deixou de ser identificado durante o desenvolvimento, antes de colocar o sistema em produção é muito comum submeter o software a um processo de avaliação de qualidade, geralmente com o auxílio de testes manuais executados por desenvolvedores.


Os problemas mais comuns que ocorrem por conta desse tipo de metodologia são os atrasos nas entregas, criação de produtos com grande quantidade de erros e dificuldade de manutenção e evolução.


Além disso, a execução manual de um caso de teste é rápida e efetiva, porém a execução de repetidos e de um grande conjunto de testes manualmente é uma tarefa pouco eficiente.


Uma nova abordagem


Para os métodos ágeis o desenvolvimento é pensado para que se trabalhe controlando a qualidade do produto diariamente, envolvendo toda a equipe de programadores, gerentes, e até os clientes.


Essa metodologia baseia-se na ideia de que prevenir defeitos é mais fácil e barato que identificá-los e corrigi-los. Os testes automatizados surgem para ajudar a garantir a qualidade dos sistemas de software. Vale ressaltar ainda que os métodos ágeis não se opõem a quaisquer revisões manuais que sejam planejadas para aumentar a qualidade.


Testes automatizados são programas ou scripts simples que surgem para facilitar o processo de desenvolvimento testando as funções da aplicação e verificando como o software se comporta. A vantagem da automação é que todos o processo pode ser mais rapidamente repetido, sendo feito a qualquer momento e com menos esforço.


A testes automatizados permitem submeter o software a diversas situações, garantindo que o produto final esteja menos propenso a possuir falhas por conta da ação humana e um software mais livre de falhas e comportamentos não desejados. Além disso, é possível criar situações de testes complexas do que as que são feitas manualmente.


O WavingTest é uma aplicação para automação de testes com Inteligência Artificial pensada para times ágeis usarem na sua rotina. Com ele, você tem:


  • Aumento da Cobertura dos Testes

Maior grau de recrutamento das funcionalidades com mais diversidade de cenários a serem submetidos os testes, gerando maior confiabilidade geral do processo


  • Mais Confiabilidade dos Testes

Utilização de automações e inteligência artificial, eliminando os riscos e as vulnerabilidades contidas na execução dos testes manuais


  • Aumento da Velocidade das Entregas

Automatizações que reduzem o tempo do time gasto com atividades manuais e operacionais sem agregação e aumentam o ritmo geral de entrega da solução proporcionando rápidos feedbacks




Inicie agora mesmo no Waving Test de forma 100% gratuita e eleve a produtividade do seu time!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo